sábado, 22 de junho de 2013

Cinto de Segurança para Cães: Protegendo a Vida do Seu Amigo e a Sua

O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando proíbe o transporte de animais domésticos soltos dentro do veículo ou mesmo no colo do passageiro. A multa para quem se locomove com o animal solto é de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira. Um cão de apenas cinco quilos durante uma freada brusca, por exemplo, pode atingir o motorista com uma força de impacto equivalente a 100 quilos. 

Sophia, uma fêmea da raça Labrador, sempre andou de cinto de segurança no carro de sua dona, Márcia Pastor. Recentemente, caso não estivesse sendo devidamente transportada, um acidente mais grave poderia ter acontecido na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Isso porque, com o excesso de veículos, um carro em alta velocidade não conseguiu frear a tempo, colidindo com o automóvel de Márcia. No banco da frente estava dona Luisa, de 80 anos, mãe da empresária, e no de trás, Sophia.

“A traseira do carro ficou completamente destruída, mas minha cachorra estava perfeitamente bem, só um pouco assustada”. Felizmente, dona Luisa também não sofreu com a batida, mas se não fosse o cinto de segurança, uma tragédia poderia ter acontecido. “A Sophia seria projetada contra o para-brisa e cairia em cima da minha mãe. As duas ficariam seriamente feridas”, diz Márcia, aliviada por utilizar o cinto no animal.




A desinformação da população em torno da segurança veicular do animal é preocupante, já que é uma das maiores causa de acidentes envolvendo animais de estimação. 
De acordo com o engenheiro mecânico Denis Martins Rodrigues, quando o corpo ou objeto está solto no carro e há uma batida, ele continua em movimento e se choca com grande violência no primeiro obstáculo que estiver a sua frente.






O engenheiro salienta que em uma situação de batida, o corpo ou objeto adquire um peso muito maior do que ele possui, tornando-se uma “arma” para as pessoas que estão no carro, reforçando assim a importância de se transportar os cães com cinto de segurança desenvolvido especialmente para a espécie.

“Em uma batida, o cinto é capaz de absorver o impacto e manter o animal preso, evitando que ele seja lançado para fora do veículo, aumentando, assim, sua chance de sobrevivência”, diz Denis

Por Leila Bonfietti Lima


AMO PATINHAS



Nenhum comentário: