segunda-feira, 29 de abril de 2013

Obesidade em Cães


Dentre os mais diversos problemas de saúde que afetam os cães atualmente, a obesidade é sem dúvida o principal deles. Ao redor de todo o mundo cães tem sofrido com esse problema, e no Brasil, a estimativa é de que ao menos 40% dos cães que são levados à clínicas veterinárias apresentam problemas de sobrepeso. Assim como ocorre entre os humanos, a preocupação com o controle do peso dos cães tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e diversas medidas tem sido tomadas tanto por donos como por veterinários para amenizar e controlar o problema.



É importante ressaltar que a obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo do animal e não apenas pelo sobrepeso, que pode ser resultado de excesso de massa muscular. O cão obeso apresenta deformações físicas que podem ser notadas facilmente. Além dos depósitos de gordura generalizados, esses animais se locomovem vagarosamente e apresentam respiração curta e ofegante. 

A obesidade é um problema complexo para os animais, uma vez que aumenta o risco de problemas respiratórios e cardiovasculares, transtornos no aparelho locomotor e nas articulações, além de aumentar a predisposição a diabetes e doenças infecciosas. 

Entre as principais causas da obesidade entre cães estão o sedentarismo, a má ou superalimentação, a castração (veja mais sobre castração em: Prós e Contras da Castração de Cães), e predisposições genéticas de algumas raças. O sedentarismo se dá principalmente quando os cães passam a maior parte do tempo deitados ou dormindo. 




Alguns donos praticamente não levam seus cães para se exercitar e somente os tiram de casa para que possam fazer suas necessidades. Além disso, alguns animais vivem em espaços reduzidos, o que os impossibilita de correrem ou brincarem quando estão dentro de casa. A má ou superalimentação é outro fenômeno comum nos dias de hoje. A grande maioria dos donos alimenta seus cães fora de hora com alimentos inadequados. Como resultado, os cães comem mal e mais do que necessitam. 

Outro procedimento comumente atrelado a obesidade canina é a castração. Estudos mostram que cães castrados, tanto machos quanto fêmeas, deixam de produzir certos hormônios responsáveis por controlar o apetite e também por estimular a movimentação. 

Entretanto, a relação entre castração e obesidade ainda não é definitiva, e carece de estudos mais detalhados para ser encarada como realidade. Por fim, algumas raças como o Labrador Retriever, Cocker Spaniel Americano, Beagle, Collie Escocês de Pêlo Longo, Basset Hound, e Golden Retriever tendem naturalmente a apresentar problemas de obesidade, o que sugere a presença de um componente genético nessas espécies diretamente relacionado a esse problema. Dada a variedade e a seriedade dos problemas que a obesidade pode causar nos cães, incluindo até o falecimento em alguns casos, os proprietários finalmente se conscientizaram da necessidade de combater esse problema. 




O primeiro e mais importante passo a ser tomado é reconhecer que o animal está acima do peso e que precisa de tratamento. Feito isso, o dono necessita cuidar da alimentação do animal, atentando tanto para quantidade quanto para a qualidade dos alimentos que o animal está ingerindo. Por fim, também é necessário se certificar de que o animal realize exercícios físicos regularmente. Logicamente, algumas dessas medidas podem e devem também ser tomadas preventivamente, com o intuito de manter o cachorro com o peso ideal e evitar a obesidade e outro problemas atrelados a essa patologia. * Este texto informativo, expressa apenas uma opinião, portanto para qualquer decisão, consultar previamente um médico veterinário.


Fonte: Equipe Só Cães


AMO PATINHAS

Nenhum comentário: