domingo, 14 de abril de 2013

Sagrado da Birmânia


Você gosta de gatos, deseja ter um como animal de estimação mas não sabe qual raça escolher? Que tal optar por um Sagrado da Birmânia, uma excelente companhia felina, super dócil e de fácil convívio com humanos? Esta é uma das raças de gatos mais buscadas e comuns em todo o mundo, com sua pelagem sedosa e longa como principal característica. De olhar pedinte e com movimentos corporais graciosos, o Sagrado da Birmânia tem lugar reservado entre os animais de estimação mais queridos e populares do planeta, tanto por sua aparência exótica como por seu comportamento, tranqüilo e de certo modo brincalhão.





Apresentação da Raça: Sagrado da Birmânia 

A origem da raça felina “Sagrado da Birmânia” é bem curiosa. De acordo com registros históricos, em um templo budista havia um gato de pelagem branca, muito apegado á um sacerdote que morreu vítima de assassinato. O gato, com ódio daqueles que tiraram a vida de seu dono, atacou os criminosos e permaneceu sobre o corpo deles por várias horas, até que morressem.
Deste ataque surgiu à mutação de sua coloração corporal e de seus olhos. Não se sabe como isto ocorreu, mas acredita-se que o gato absorveu as forças dos inimigos e isto resvalou em sua aparência física. Outra história conta que o Sagrado da Birmânia descende de gatos criados nos templos budistas, frequentado por sacerdotes que acreditavam na reencarnação dos espíritos no corpo de gatos.
Desta forma, a raça nasceu e foi sendo reproduzida pela história que a cercava, não demorando muito para que o mundo todo conhecesse o Sagrado da Birmânia como mais uma linhagem felina para criação doméstica.

Características Físicas

Existem dois tipos de gatos desta raça. O Sagrado da Birmânia inglês têm feições e corpo orientais e o americano é mais forte e aparenta ser mais sério. No geral, esta raça possui uma cabeça redonda, grande e olhos expressivos, de cor azul.
Seu nariz é pequeno e há diferenciação no tom da pelagem em suas orelhas, cauda, pernas e na região facial, com pelos mais longos em uma estrutura muscular volumosa. Por conter detalhes em suas patas, o Sagrado da Birmânia também é conhecido como “Gato de Luvas”.
Entre seus atrativos, estão sua pelagem, longa e sedosa e seus olhos azuis, que lhe dão um charme todo especial em comparação á outras raças felinas. Quem gosta de animais felpudos e delicados tem no Sagrado da Birmânia uma excelente opção para o convívio doméstico, com humanos e até mesmo com outros animais de espécies diferentes.

Comportamento
Pode-se dizer que o temperamento do Sagrado da Birmânia é equilibrado: É uma raça dócil, ativa, brincalhona e muito tranquila  porém, pode se tornar manhoso e até mesmo inconveniente caso não receba a atenção que deseja.
Este pequeno defeito em sua personalidade dá-se por seu excesso de carinho tanto para dar aos seus donos como também para receber deles. Ele sente-se muito dependente de cuidados alheios e não dispensa um bom sofá quando quer descansar depois de um longo e cansativo dia.
Em suma, é um gato doméstico que adora conforto e brincadeira. Costuma obedecer á apenas uma pessoa, não é preguiçoso e sempre está observando alguma situação que lhe intriga com curiosidade.

Porque adquirir um Sagrado da Birmânia?

O Sagrado da Birmânia é uma companhia muito prazerosa, que fica quietinho quando seu dono está lendo ou assistindo TV e faz a maior festa quando é incitado á brincadeiras e passeios.
Crianças e adultos podem conviver livremente com gatos desta raça, sendo necessário apenas escovar e higienizar bem sua pelagem, para evitar sujeiras e contaminações de insetos ou vírus que se hospedam em animais com pelos espessos e abundantes.



AMO PATINHAS

Nenhum comentário: