quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sim!! Eles Sofrem!

O homem, desde o princípio dos tempos, tem o olhar aguçado e curioso sobre as outras formas de vida animal que habitam o planeta. As primeiras pinturas rupestres em cavernas mostram o fascínio por estes seres. O progresso da humanidade está intrinsecamente ligado a presença dos animais. O consumo da carne como alimento, o uso como meio de transporte, arma de guerra e tração para realizar trabalhos, conceito esse intimamente atrelado a invenção da roda.

Assim como os sistemas astrológicos, grande parte das simbologias e metáforas tem como protagonista os animais: a coruja é conhecida como símbolo de sabedoria, a raposa da astúcia, o touro da virilidade etc. Quando o homem deixou de ser nômade, começou a domesticar animais selvagens. Com a convivência entre ambos, chegamos até os dias atuais. E muito ainda se maltrata, seja no abate com sofrimento desnecessário, o uso de animais em testes na indústria de cosméticos, espetáculos grotescos onde suas mortes são aplaudidas chegando até o mau trato e descaso com animais domésticos, que são jogados doentes a rua e a própria sorte. 

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 – Lei de Crimes Ambientais, onde consta: “É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.” Dentre os maus-tratos mais comuns estão o abandono, o envenenamento e a agressão física, covarde e exagerada.

Quem ai nunca teve um gatinho ou um cachorro? Ah, que felicidade! Quando chegamos em casa, cansados, quem está lá para nos alegrar abanando o rabo e pulando em nossos colos? Ou mesmo ronronando e se entrelaçando em nossas pernas? Tive dois gatos quando pequeno. Apareceram em casa, dois irmãos, macho e fêmea, rajados preto e branco. Um se chamava Corin e a outra, Tiana. Sim, pode juntar os dois nomes e rir com a piadinha infantil.

Gandhi disse que a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como tratam seus animais. Ainda temos muito o que aprender em relação a isso.

Luiz Fernandes (Júnior Alves)






AMO PATINHAS

Nenhum comentário: