domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cuidados com Cães Filhotes

O filhote só pode ser separado da mãe com aproximadamente 45 dias e será necessário uma atenção especial, já que ele se sentirá sozinho também sem a companhia da ninhada.

Provavelmente ele irá estranhar o seu novo lar nas primeiras duas noites, mas isso é totalmente normal até que se adapte.

Nos primeiros 30 dias o filhote deve permanecer dentro de casa e sem contato com outros cães.

A caminha dele deve ser mantida sempre no mesmo lugar e ter por perto os potes de água e comida.

É importante reservar um espaço para o cãozinho fazer xixi. Utilizar um tapete higiênico facilita a limpeza e impede a propagação do odor pela casa.

Permita que o filhote conheça todos os espaços do seu novo lar e outros animais se houver. 

Para uma boa socialização, deixe que as visitas tenham acesso a ele, assim crescerá dócil com todos, até mesmo com estranhos.

É importante utilizar um vermífugo para que parasitas sejam exterminados e o cãozinho cresça sadio.





Cuidados com alimentação também devem ser observados. Até os 3 primeiros meses, deve-se oferecer ração 4 vezes ao dia e após esse período, 3 vezes ao dia é suficiente.

Legumes crus podem ser oferecidos ao filhote, mas lembre-se de que não podem conter condimentos. A cenoura é uma ótima opção para o cãozinho roer, além de fazer bem aos dentes e pêlos. As frutas também são bem-vindas, mas não podem ser ácidas.

Nesta primeira fase, um banho por mês será suficiente, sempre tomando cuidado com as orelhas e com a secagem do pêlo.

Não esqueça de que o filhote só poderá ir para a rua depois de tomar todas as vacinas, por isso um acompanhamento veterinário o ajudará a crescer saudável.

Lembre-se de que adotar é um ato de amor e uma responsabilidade permanente por todos os anos de vida do cão.


AMO PATINHAS

Nenhum comentário: