domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cuidados com Gatos Filhotes

O gato nasce com os olhos fechados e permanecerá assim até os nove dias de vida. Ele se guia pelo olfato para encontrar a maminha de sua mãe.

O filhote recém-nascido mia muito, principalmente quando a gata se afasta, ainda que por alguns instantes. 

É mais fácil descobrir o sexo do gatinho enquanto filhote do que depois de o pêlo ter crescido. As genitálias do gato macho são mais afastadas do ânus que na fêmea, mas existem outras pequenas diferenças perceptíveis.




Gatinhos tricolores, como, por exemplo, branco, laranja e preto ou ainda com 4 cores, normalmente são fêmeas pois a coloração é uma herança genética ligada ao sexo (fêmeas).

Em contrapartida, os gatinhos “romanos” laranjas (gatos amarelos) são em sua maioria machos, porém é possível deparar-se com fêmeas nessa cor.

Com apenas 5 dias de vida, os gatinhos são capazes de encontrar o caminho de volta para o ninho quando a distância é relativamente curta.

Com 2 semanas de vida os filhotes já começam a se interessar pela comida da mãe.

Experimente oferecer um pouco leite em pó bem forte e, se o filhote aceitar, misture um pouco de cereal cozido destinado para bebê. Mas lembre-se que ele ainda obtém sustento da mãe e é apenas o começo do processo de desmame.

A partir da quarta semana o gatinho começa a ganhar dentes e já possível oferecer ração especial para filhotes. Para ganhar uma consistência um pouco mais mole, facilitando assim a mastigação, umedeça um pouco a ração.

Mesmo se alimentando ainda de leite, o filhote necessita ingerir água.

Vermifugar o filhote é essencial para que ele cresça totalmente saudável. Por isso, se o seu gatinho foi entregue aos seus cuidados devidamente vermifugado na primeira dose, você deverá reforçar essa vermifugação.

Eduque o filhote com firmeza, mas sempre com muito amor e carinho. Os gatos são animais limpos e não gostam de fazer suas necessidades em qualquer lugar, mas precisam de tempo para aprender. Quando ele fizer algo errado, repreenda-o com um jornal enrolado, para bater no chão, ao lado da arte realizada. Jamais bata no filhote, isso poderá acarretar traumas que poderão torná-lo medroso ou mesmo agressivo.



AMO PATINHAS



Nenhum comentário: