quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sphynx - Beleza Exótica


O Sphynx, não é fruto de manipulações genéticas. O gene responsável pela sua nudez é a alopécia hereditária e é recessivo.
No ano de 1966 em Ontário no Canadá, uma gata numa quinta, deu a luz em uma ninhada um gato totalmente nu. Na ninhada seguinte voltou a acontecer o mesmo, então estes gatos deram origem a uma nova raça que começaram a ser chamados "Moon's Cats" (Gatos da Lua), em seguida de "Canadian naked" ou Canadense Nu e finalmente como nome que tem atualmente SPHYNX.

Descendentes de gatos de pelo curto sem pedigree - ou seja, dos famosos vira-latas, os sphynx são gatos muito curiosos pelas características que exibem. Muito semelhantes aos gatos pelados mexicanos (raça atualmente extinta), diferenciam-se desses "primos" por não apresentarem crescimento de pelos no inverno e, geralmente, pela ausência de bigodes.


Muitas criações por todo o mundo começam a trabalhar na nova raça para tentar fixar os caracteres e fazem cruzamentos sucessivos com outras raças (Devon-Rex, Cornish-Rex e Americano de pelo curto). Os cruzamentos com Devon-Rex foram entretanto abandonados devido a uma doença genética mortal chamada Spaticity.

Ao contrário do que se verifica com a maioria dos gatos, os representantes desta raça não possuem o faro muito apurado. Em compensação, a sua visão é extremamente privilegiada. Além de serem dotados de excelente visão noturna, como todos os felídeos, os olhos dos sphynx são implantados para trás, permitindo-lhes um campo de visão mais amplo.

Aparência
Quem os vê pela primeira vez chega a se assustar, pois o padrão de felinos (gatinhos) que as pessoas tem não condiz com o visual que os Sphynx apresentam, o Spynx é um gato de corpo musculado de aparência fina mas de ossatura forte.

  • Cabeça – Angulosa de forma triangular com a fronte plana e com rugas, maçãs do rosto bem salientes.
  • Nariz – Largo, curto e com stop bem definido ( o nariz direito é penalizado nesta raça ).
  • Olhos – Grandes em forma de limão, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo. Todas as cores são admitidas.
  • Orelhas – Grandes, quanto maiores melhor, bem afastadas e largas na base, com os bordos arredondados.
  • Patas - Devem ser longas, finas e musculosas, com os pés ovais de dedos longos, com almofadas bem espessas.
  • Pele – O mais nua possível, com uma textura que lembra a camurça ou a pele do pêssego, quente ao toque e muito agradável de acariciar, deve conservar rugas no pescoço, peito e patas. Só são admitidos pelos na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos. (A falta de rugas também é penalizada em exposições.) Todas as cores e padrões são admitidos.
  • Ventre – Cheio e redondo, como depois de uma refeição farta.
  • Cauda – Longa e afilada.


Temperatura do corpo é em torno de 39ºC (Ser Humano é de 36ºC), dando a impressão de que estão com febre.     

Por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que pelos provocam alergia, quando na realidade o fator causador encontra-se nas descamações da pele dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que esta raça não é hipoalergênica.


São três as variedades de Sphynx:
  • nos animais brancos - na verdade, cor de creme, a cor deve ser uniforme, ligeiramente mais clara no ventre e na parte interna das patas, só sendo admitidas manchas brancas no umbigo e mamilos e um tom levemente rosado no pescoço. A cauda termina em ponta, coberta por poucos pelos;
  • os gatos marrom e branco apresentam olhos um pouco esverdeados e a "capa" que recobre a cabeça, o dorso e as partes externas podem apresentar falhas, mostrando listras brancas irregulares nas patas;
  • os gatos preto e branco apresentam "cauda de leão": na extremidade, são dotados de uma camada de pelos relativamente mais compridos, formando um pompom alongado.
  • Nos gatos coloridos, os dedos são sempre despigmentados, exibindo claro contraste com o restante das patas.
Comportamento
O Sphynx é um gato muito afetuoso até possessivo, muito agarrado ao seu dono, tipo "chiclete-no-sapato", gosta muito de ser mimado. É um gato vivo sociável, muito inteligente, enérgico, muito brincalhão e nunca agressivo. Quando o dono chega a casa procura imediatamente a sua companhia e recebe-o com grandes demonstrações de carinho e muita brincadeira. O comportamento destes animais são admiráveis chegando a eleger um dono ao qual se dedicará até o fim de suas vidas. A ausência de bigodes, os tornam muito desajeitados as vezes não conseguindo subir em lugares altos, desequilibrando facilmente. De acordo com o standard francês, o sphynx é macaco, cão, criança e gato misturados. Ou seja, gostam de acrobacias, são leais e seguem os humanos para todo o lado de cauda levantada e felizes da vida, estão sempre a pedir atenção por parte dos donos e, finalmente, são gatos.
Os sphynx são extremamente prolíferos, gerando ninhadas de oito a dez filhotes. As fêmeas jovens podem ter até três crias no mesmo ano. Aparentemente, o cio induzido (quando uma gata entra no cio, estimula o cio em outras fêmeas) é mais comum entre os sphinx do que nas demais raças.
A mãe cuida da ninhada até o desmame, quando é comum tentar expulsar os filhotes machos. Deve-se observar com cuidado a aproximação do pai, porque, algumas vezes, por ciúme, ele agride os recém-nascidos. Os gatinhos são muito curiosos, começando a explorar o ambiente já com sete dias de vida.
Cuidados
O Sphynx, como todos os gatos é capaz de fazer a sua própria higiene, mas devido às suas características necessita de alguns cuidados extras para a sua higiene. Como a sua pele por falta de pelo não elimina a gordura, deve ser limpa com toalhetes sem álcool ou lenços umedecidos, uma vez por semana. Deve-se observar que loções adstringentes limpam de fato a oleosidade da pele mas sem o devido cuidado pode haver o ressecamento da pele do animal gerando uma escamação anormal ou em casos mais graves até feridas... Banho, uma vez por mês com um xampu neutro. Este procedimento além de tonificar e facilitar a circulação evita problemas de pele (dermatoses). Cuidado com o sol direto pois a sua pele como é nua bronzeia com muita facilidade podendo ocorrer queimaduras solares. Alguns criadores passam protetor solar nos animais mas, como os protetores são em sua maioria gordurosos, a oleosidade da pele pode aumentar visivelmente multiplicando exponencialmente os cuidados... Os canais lacrimais devem ser limpos com uma loção (Optrex) ou soro fisiológico, pois produzem uma geleia acastanhada. Orelhas, devem ser limpas uma vez por semana pois criam um cerúmen castanho, uso normalmente Otoclean que ajuda a evitar problemas com otites. Limpar também as patas assim como as almofadas retirando corpos estranhos e cortar regularmente as unhas com alicates próprios.

Alimentação

Deve ser usada uma alimentação a base de croquetes, topo de gama rica em calorias pois o Sphynx precisa de uma alimentação forte devido a perda de calor pela sua pele nua. Ter sempre água limpa e fresca a sua disposição. Todos os gatinhos devem ser desparasitados uma vez por mês até aos 6 meses, depois de 6 em 6 meses na fase adulta. Desparasitar sempre antes do rappel das vacinas que deve ser feito todos os anos.



Fontes:







AMO PATINHAS

Nenhum comentário: