sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cuidados Especiais com Gatas e Cadelas Prenhes



Vamos falar sobre a gravidez de gatas e cadelas e os cuidados para que as mãezinhas tenham seus filhotes em segurança.
É essencial identificar a gestação logo no início e para isso, ninguém melhor que o médico veterinário, que descobre apalpando a barriga das fêmeas e pode confirmar com 100% de certeza.
Um sinal de que as fêmeas possam estar prenhes é a barriguinha um pouco maior e as maminhas inchadas.
Se for confirmado que os filhotes estão a caminho, as fêmeas devem receber uma alimentação especial com nutrientes que deverá ser mantida por até 15 dias após o desmame da ninhada, ou seja 2 meses após o parto.
Os cuidados devem se iniciar antes mesmo da cobertura para reduzir os riscos de complicações na gestação e favorecer a saúde dos filhotes no pós-parto. É importante que a futura mamãe esteja  com todas as vacinas em dia, com seu controle de parasitas atualizado e em boa condição de saúde. 
Uma gata ou cadela podem, em uma mesma prenhez, ser mãe de filhotes de pais diferentes.
Gatas e cadelas obesas podem ter complicações durante o parto se houver a necessidade de cesariana, por isso evitar o excesso de gordura é muito importante durante este período.
Os nutrientes importantes na alimentação são o cálcio, as proteínas e os sais minerais.
A carência de cálcio pode provocar eclâmpsia e a morte da fêmea, assim como a má formação dos filhotes. O uso de rações especiais para gatas e cadelas prenhes é indispensável para garantir uma gestação bem sucedida.

A fêmea escolherá um lugar para o seu ninho e você poderá ajudá-la proporcionando um lugar bem aconchegante com algumas toalhas. Mas certifique-se de que o local escolhido não oferece risco para os filhotes.
A gestação das cadelas dura em média 60 dias e a das gatas 65.
Quando for o momento de dar a luz, a fêmea ficará mais inquieta, ofegante e sem comer no dia do parto. A temperatura corporal abaixa em pelo menos 1 grau centígrado.
Ela irá para o ninho e terá início o trabalho de parto. O tempo entre o nascimento de um filhote e o outro pode ser um pouco demorado, por isso é importante manter a calma e deixar a mãezinha bem tranquila.
 A grande maioria dos partos são normais, e não necessitam de maior intervenção do proprietário. Uma ninhada com mais de 5 filhotes pode demorar mais de 12 horas para nascer. Se a sua gata ou cadela estiver há muito tempo em trabalho de parto, mas estiver ativa e bem disposta, não se preocupe.
Caso você perceba que a fêmea está com dificuldades em dar a luz, com alguns dos sintomas abaixo, procure ajuda de um veterinário que irá auxiliá-la de forma correta. 
  • A gestação durar mais de 70 dias;
  •  A temperatura retal caiu há mais de 24 horas e nenhum sinal de parto;
  • O animal já apresenta contrações abdominais há mais de 4 horas e não nasce nenhum filhote;
  • Animal apresentando dor intensa por longo período
Observe se todas as placentas saíram porque a retenção de restos placentários pode levar a infecção uterina pós-parto.

Não toque nos filhotes após o nascimento. Deixe que a mãezinha irá lambê-los até retirar toda a placenta e assim eles estarão prontos para mamar.

Evite manusear os filhotes para que não haja rejeição por parte da mãe e aguarde o mínimo de 2 meses para começar o desmame, tendo o cuidado de não retirar todos os filhotes de uma só vez para que a fêmea não sofra com uma separação repentina.



AMO PATINHAS



Um comentário:

Unknown disse...

Gostei da matéria ;) Já tive uma gatinha que parecia sentir muitas dores.Sem saber o que fazer fizemos carinho nela, e no fim deu tudo certo.